A notícia do reconhecimento dos geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul pela Unesco, na semana que passou, teve uma repercussão gigantesca e impulsionará o turismo e, por tabela, o desenvolvimento e a economia da região.
Prova disso foi a longa reportagem do jornalista Mauricio Rebelatto, da RBS TV Santa Maria, na noite de sexta-feira (26), no principal telejornal do país com alcance nas diferentes regiões do país. Os potenciais das duas regiões com belas paisagens foram exibidos no Jornal Nacional.
O noticiário destacou os dois geoparques mundiais do Brasil reconhecidos na sessão da Unesco, realizado em Paris, França, somando-se aos outros três já existentes no Brasil.
Além de toda a exposição do JN, as regiões foram notícias em diferentes veículos de comunicação do país e também fora dele. Sem dúvida, uma grande vitrine. Os geoparques devem colher muitos frutos ao entrarem no circuito internacional. O presente já sinaliza para isso.
Iniciativas contra a fome
Criada no Legislativo de Santa Maria e lançada, no último sábado, a Frente Parlamentar de Apoio às Políticas de Combate à Fome e de Segurança Alimentar é mais uma iniciativa que soma a outras medidas para amenizar o problema, agravado com pandemia. E terá como objetivo fortalecer e ampliar ações já viabilizadas, entre elas as cozinhas comunitárias e o Restaurante Popular.
A frente também terá o papel de fazer a articulação com os governos estadual e federal e viabilizar em Santa Maria novos programas na área social, como a adesão aos Pontos Populares, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Lançado em um local simbólico, o Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, o ato reuniu muitas autoridades, como a coordenadora- geral da Secretaria de Combate à Fome do Ministério da Assistência e Desenvolvimento Social, Isis Ferreira, que veio de Brasília para participar do evento, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), idealizador do Movimento Rio Grande Contra a Fome na Assembleia Legislativa, a também deputada estadual Laura Sito (PT), o presidente do Conselho Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do RS (Consea-RS), Juliano de Sá, o presidente do Consea de Santa Maria, Juarez Felisberto, e o secretário de Assistência Social do município, João Chaves.
E, claro, participaram os vereadores integrantes da frente: Helen Cabral (PT), Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, Marina Callegaro (PT), Paulo Ricardo (PSB) e Valdir Oliveira (PT).
Na oportunidade, a coordenadora-geral da Secretaria de Combate à Fome do Ministério de Desenvolvimento Social informou que a pasta trabalha na criação de um Fundo da Segurança Alimentar, que irá apoiar os municípios nas ações, e também destacou que o governo federal acolheu a iniciativa da Estratégia dos Pontos Populares de Segurança Alimentar, que tem o propósito de viabilizar iniciativas comunitárias de combate à fome, como as cozinhas comunitárias e solidárias.
Já os representantes dos Conseas entregaram um documento detalhado ao secretário João Chaves sobre os Pontos Populares, iniciativa que o titular da pasta acolheu de imediato em mais uma ação na cidade para amenizar a situação da população mais pobre.
Além do lançamento da frente, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social fez outras agendas em Santa Maria, como um encontro com a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime, e com universitários que moram na Casa do Estudante. Isis visitou, ainda, o Bairro Nova Santa Marta e a cozinha e a horta comunitária (na foto, de casaco marrom) do Loteamento Cipriano da Rocha, sempre acompanhada dos irmãos Valdeci e Valdir.