Jaqueline Silveira

Geoparques da região ganham exposição em rede nacional

A notícia do reconhecimento dos geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul pela Unesco, na semana que passou, teve uma repercussão gigantesca e impulsionará o turismo e, por tabela, o desenvolvimento e a economia da região.

Prova disso foi a longa reportagem do jornalista Mauricio Rebelatto, da RBS TV Santa Maria, na noite de sexta-feira (26), no principal telejornal do país com alcance nas diferentes regiões do país. Os potenciais das duas regiões com belas paisagens foram exibidos no Jornal Nacional. 

O noticiário destacou os dois geoparques mundiais do Brasil reconhecidos na sessão da Unesco, realizado em Paris, França, somando-se aos outros três já existentes no Brasil.

Além de toda a exposição do JN, as regiões foram notícias em diferentes veículos de comunicação do país e também fora dele. Sem dúvida, uma grande vitrine. Os geoparques devem colher muitos frutos ao entrarem no circuito internacional. O presente já sinaliza para isso.


Iniciativas contra a fome

Criada no Legislativo de Santa Maria e lançada, no último sábado, a Frente Parlamentar de Apoio às Políticas de Combate à Fome e de Segurança Alimentar é mais uma iniciativa que soma a outras medidas para amenizar o problema, agravado com pandemia. E terá como objetivo fortalecer e ampliar ações já viabilizadas, entre elas as cozinhas comunitárias e o Restaurante Popular. 

A frente também terá o papel de fazer a articulação com os governos estadual e federal e viabilizar em Santa Maria novos programas na área social, como a adesão aos Pontos Populares, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Lançado em um local simbólico, o Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, o ato reuniu muitas autoridades, como a coordenadora- geral da Secretaria de Combate à Fome do Ministério da Assistência e Desenvolvimento Social, Isis Ferreira, que veio de Brasília para participar do evento, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), idealizador do Movimento Rio Grande Contra a Fome na Assembleia Legislativa, a também deputada estadual Laura Sito (PT), o presidente do Conselho Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do RS (Consea-RS), Juliano de Sá, o presidente do Consea de Santa Maria, Juarez Felisberto, e o secretário de Assistência Social do município, João Chaves. 

E, claro, participaram os vereadores integrantes da frente: Helen Cabral (PT), Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, Marina Callegaro (PT), Paulo Ricardo (PSB) e Valdir Oliveira (PT).
Na oportunidade, a coordenadora-geral da Secretaria de Combate à Fome do Ministério de Desenvolvimento Social informou que a pasta trabalha na criação de um Fundo da Segurança Alimentar, que irá apoiar os municípios nas ações, e também destacou que o governo federal acolheu a iniciativa da Estratégia dos Pontos Populares de Segurança Alimentar, que tem o propósito de viabilizar iniciativas comunitárias de combate à fome, como as cozinhas comunitárias e solidárias. 

Já os representantes dos Conseas entregaram um documento detalhado ao secretário João Chaves sobre os Pontos Populares, iniciativa que o titular da pasta acolheu de imediato em mais uma ação na cidade para amenizar a situação da população mais pobre.

Além do lançamento da frente, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social fez outras agendas em Santa Maria, como um encontro com a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime, e com universitários que moram na Casa do Estudante. Isis visitou, ainda, o Bairro Nova Santa Marta e a cozinha e a horta comunitária (na foto, de casaco marrom) do Loteamento Cipriano da Rocha, sempre acompanhada dos irmãos Valdeci e Valdir.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

O ecossistema de inovação de Santa Maria está dando frutos? Anterior

O ecossistema de inovação de Santa Maria está dando frutos?

Agenda de presidente do PSDB com foco em 2026 Próximo

Agenda de presidente do PSDB com foco em 2026

Colunistas do Site